O aplicativo brasileiro Bike Cidadão ganha um dos prêmios FIWARE – Smart City App Hack

Bike Cidadão Prêmios FIWARE -SCAH

Barcelona, 20 de novembro de 2015 -  O aplicativo brasileiro Bike Cidadão recebeu o terceiro prêmio da competição online lançada em setembro pela FIWARE e Smart City App Hack (SCAH), que reconhece os aplicativos que melhor integram a tecnologia FIWARE.

O prêmio de 1.500 euros foi recebido ontem à tarde pela equipe de Bike Cidadão na Grande Final Internacional da SCAH, realizada durante o Smart City Expo World Congress. O maior encontro mundial de smart cities reuniu nesta edição a 500 cidades de todo o mundo.

Bike Cidadão é um aplicativo para melhorar a mobilidade urbana e a segurança de pedestres, motociclistas e condutores, promovendo o respeito e a educação. A equipe de Bike Cidadão conheceu a tecnologia FIWARE há sete meses durante uma consultoria com o coordenador do mestrado em que participava, e a partir deste momento decidiu começar a trabalhar na integração.

A principal vantagem identificada pela equipe foi a melhoria da produtividade. “FIWARE GEs são um tipo de APIs produtivas que facilitam o desenvolvimento de aplicativos como os nossos, porque têm código aberto e licença livre, o que reduz o custo e o tempo dos projectos”, explica um representante de Bike Cidadão. Além disso, desde o momento em que apresentaram a plataforma na sua universidade em Recife (Brasil), a tecnologia passou a ser utilizada também em outros projetos do centro universitário como plataforma para o desenvolvimento de apps para smart cities.

O prêmio, avaliam, melhorará a visibilidade do projeto, além de representar um estímulo para a equipe. “Estamos muito orgulhosos e felizes que um projeto acadêmico tenha chegado até aqui. Isso nos ajudará a promover o nosso trabalho e a difundir os aplicativos desenvolvidos com FIWARE, gerando mais oportunidades para a nossa equipe”.

Os outros aplicativos premiados na tarde de ontem foram os espanhóis GeoPlay (Retail & Shopping) e CirculaB (Mobilidade Urbana), que receberam o primeiro e o segundo prêmios de 5.000 e 3.000 euros respectivamente. O prêmio do público, votado via Twitter e dotado com 500 euros, foi para o aplicativo uruguaio CITIVIVA (Cidade Colaborativa).

Já o prêmio de Aceleração oferecido pela SOUL-FI, uma aceleradora de FIWARE, foi concedido  ao aplicativo francês Karos. O prêmio de 10.000 euros inclui três meses de tutoria e networking em aceleração.

Os prêmios FIWARE – Smart City App Hack foram entregues na tarde de ontem em Barcelona durante Grande Final Internacional da SCAH, realizada durante o Smart City Expo World Congress, o principal encontro mundial smart cities, que reuniu este ano a 500 cidades de todo o mundo.

“O termo Smart Cities não se refere somente à prestação de serviços municipais mais eficazes, mas à transformação das cidades em plataformas TIC, que facilitem a inovação, o crescimento econômico local e o bem-estar”, explica Juan José Hierro, Coordenador e Chief Architect de FIWARE.

FIWARE e Smart City App Hack uniram seus esforços nesta primeira edição com o objetivo de contribuir para a criação de uma rede de smart cities que enfrentam desafios similares, visando transformar os cidadãos em verdadeiros criadores de soluções digitais para melhorar a vida nas cidades. Dos 42 aplicativos que participaram de todo o processo – 24 deles na competição online e 18 no processo de incubação – foram premiados ontem os que melhor conseguiram integrar a tecnología nos seus projetos.

Sobre FIWARE

A plataforma FIWARE oferece um set de APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) simples e ao mesmo tempo potentes, que facilitam o desenvolvimento de aplicativos inteligentes em vários setores verticais. Estas APIs são públicas e livres de royalties. Além disso, se coloca à disposição do público uma série de amostras de implementação de código aberto para cada um dos componentes de FIWARE a fim de permitir que novos serviços sejam lançados no mercado de forma simples e rápida.

 

Registration is now open for the second edition of Smart City Hack!
Las apps que fomentan la colaboración ciudadana triunfan en la Gran Final de Smart City App Hack